e-escola.com.br

 

 

ENSINO - MATEMÁTICA

MÉDIAS (ARITMÉTICA, PONDERADA, GEOMÉTRICA, E HARMÔNICA)

 

1)MÉDIA: A média, em um conjunto de valores, significa o número que melhor representa o perfil de valores. A média pode ser calculada através de vários cálculos, sendo os mais utilizados: média aritmética, ponderada, geométrica, e harmônica.

2) MÉDIA ARITMÉTICA: É calculada somando-se todos os elementos do conjunto e dividindo-os pelo número de elementos do conjunto.

Ma = (a1 + a2 + a3 + a4 +...+an)
  n




3) MÉDIA PONDERADA: Nesse caso, o cálculo considera a soma de um conjunto de elementos, onde cada um tem um fator de peso, que o multiplica individualmente. Essa soma é dividida, então, pela soma de todos os pesos de cada elemento. Utiliza-se a média ponderada quando se quer ter uma idéia de valor comum, porém, considerando-se um peso específico para cada elemento.

Mp = (P1 . a1)+ (P2 . a2) + (P3 . a3) +...+ Pn . an)
  (P1 + P2 + P3 +...+ Pn)




Um exemplo de uso é quando queremos formar a nota do bimestre, em que são dadas duas provas, e um trabalho. Cada prova tem peso dois, enquanto que o trabalho tem peso 1. Se um aluno tiro 8 na primeira prova, 7 na segunda, e 10 no trabalho, sua nota final seria:
Mp = (2 . 8 + 2 . 7 + 1 . 10) / 5 = 8



4) MÉDIA GEOMÉTRICA: Calcula-se como sendo a raiz enésima da multiplicação de todos os termos do conjunto:
Média Geométrica


5) MÉDIA HARMÔNICA:  Calcula-se a média harmônica de uma série de valores, fazendo o inverso da média aritmética do inverso desses valores, ou seja:
Média Harmônica

 

 

copyright©2001-2017 - e-escola.com.br e seus licenciantes
Material do site protegido pela Lei 9610/1998.
Reprodução permitida apenas para trabalhos escolares, desde que citada a fonte: www.e-escola.com.br

 

 

 

 

web stats