e-escola.com.br

 

 

ENSINO - QUÍMICA

TRANSMISSÃO DE CALOR

 

1) INTRODUÇÃO: O calor é uma forma de energia em trânsito, passando sempre dos corpos de temperatura mais alta para os de temperatura mais baixa. Há três maneiras de propagação do calor: condução, convecção e irradiação. Seja qual for a maneira pela qual o calor se propague, vale a seguinte fórmula:
Ø = Q / t, onde o Ø é o fluxo de calor, o Q é a quantidade de calor transmitida e t é o tempo em que houve essa transmissão.

2) CONDUÇÃO DO CALOR
: Na condução, a transmissão do calor é feita de molécula a molécula, sem que haja um deslocamento das mesmas. Quando uma molécula recebe energia (calor), aumenta a amplitude de sua vibração, chocando-se com a molécula vizinha, aumentando a sua vibraçaõ e dessa forma transmitindo-lhe a energia na forma de calor. A condução só ocorre em meio material, principalmente nos sólidos.

A condutibilidade térmica é uma grandeza que depende da natureza e da temperatura do material e a sua unidade pode ser medida em W/cm . °C. Os metais são os melhores condutores de calor, enquanto que os gases e o vácuo são bons isolantes térmicos por condução. O coeficiente de condutibilidade térmica (K) do ar é igual a 0,000053 enquanto que a prata tem K = 0,99.

3) CONVECÇÃO DE CALOR: Como na condução, na convecção a transferência de calor também se faz de molécula a molécula, porém, simultaneamente, verifica-se um transporte de matéria: moléculas "frias" se deslocam para regiões mais quentes, e moléculas "quentes" se deslocam para regiões mais frias, como resultado da diferença de densidades. A convecção só ocorre nos líquidos e gases.

4) IRRADIAÇÃO DO CALOR: Na irradiação, a transferência de calor é feita de um corpo a outro, mesmo não existindo entre eles qualquer ligação material. A energia térmica de um corpo, em parte, é transformada em energia radiante, que se propaga por meio de ondas eletromagnéticas. Essa energia radiante, ao ser absorvida pelo corpo sobre o qual incide, aquece-o, aumentando-lhe a temperatura. O termo irradiação está relacionado com a emissão contínua, através das ondas eletromagnética, da energia térmica da superfície dos corpos. Essas ondas se propagam com a velocidade da luz, e são transmitidas tanto em meio material, quanto no vácuo. Qualquer corpo com temperatura maior que o zero absoluto emite energia radiante. O infravermelho é a radiação eletromagnética que gera mais intensamente o calor, por isso é chamado de "onda de calor" ou "radiação calorífica".



 

 

copyright©2001-2017 - e-escola.com.br e seus licenciantes
Material do site protegido pela Lei 9610/1998.
Reprodução permitida apenas para trabalhos escolares, desde que citada a fonte: www.e-escola.com.br

 

 

 

 

 

 

 

web stats